Monday, June 12, 2006

EXPOSIÇÃO 'TENHO VISTO CARTEIRISTAS' NA 4ª FEIRA LAICA



Exposição de Artes Gráficas “TENHO VISTO CARTEIRISTAS”
Inaugura 24 de Junho, com o arranque da 4ª FEIRA LAICA e ficará patente até 24 de Julho de 2006 na sala de exposições da Bedeteca de Lisboa.


Mostra e venda de originais de José Feitor, Filipe Abranches, André Lemos, Bruno Borges, Joana Figueiredo, Joanna Latka, João Maio Pinto, Marco Mendes, Miguel Carneiro, Carlos Pinheiro, Janus, Nuno Sousa, Teresa Amaral, Lucas Barbosa, Cátia Serrão, Luís Henriques, Rosa Baptista, Pedro Zamith, Artur Varela, Bàrbara Rof, Diniz Conefrey, Esgar Acelerado, Daniel Lima, Richard Câmara e Ana Menezes


“Verão em Lisboa: os nativos dão graças pela acalmia reinante, possível pela debandada em massa dos banhistas para o reino dos algarves, enquanto pela cidade pululam turistas, ávidos de sol e do exotismo português, de máquina a tiracolo e a descontracção própria de quem se ri do custo de vida dos locais. É neste contexto que se movem os dois grupos profissionais mais interessante da cidade: os carteiristas e os operários gráficos. Os primeiros circulam geralmente em pares ou trios, de fatiota aprumada para não dar nas vistas, o jornal ou o casaco a ocultar a mãozinha marota e ligeira, que rapidamente avalia o peso das bolsas dos cámones mais incautos. Há quem diga que são pagos pelo Turismo para não defraudar os visitantes no que toca ao lado pitoresco e típico da cidade, mas as corporações e confrarias do mester repudiam veementemente tal calúnia, insultuosa para o brio profissional dos meliantes.
Os operários gráficos, esses, são ainda mais subtis: juntam-se aos bandos em tascas dos Anjos, onde conspiram futuras provocações; criam material para exposições com nomes bizarros, como “Zurzir o Gigante” ou “orPugatl”; fazem bonecos para publicações de fraca tiragem e carácter legal duvidoso, patrocinadas por projectos com nomes ainda mais improváveis, como Opuntia Books ou Imprensa Canalha.
Nesta exposição a actividade dos operários gráficos estará patente no seu esplendor. Quanto aos carteiristas, esperemos que não apareçam …”


(texto de José Feitor, flyers de Joana Figueiredo)

1 comment:

Flávio Gonçalves said...

Não tinha conhecimento do vosso blog ou publicação, foi directo para a secção de links.