Monday, June 12, 2006

A CANALHA NA MAIOR FEIRA DE EDIÇÃO INDEPENDENTE NA 4ª FEIRA LAICA



4ª Feira Laica
LOCAL: Bedeteca de Lisboa
DATA: De 24 a 25 de Junho (Sábado e Domingo)
HORÁRIO: Sábado, das 15h às 24h Domingo, das 15h às 20h
Para marcar a chegada do Verão, os jardins da Bedeteca abrem-se ao laicismo e à diversidade cultural com a MAIOR Feira de Fanzines e Edições Independente, a que se associam outras produções livres como a gastronomia (peixinhos da Horta, cerejas do Fundão, refrescos de toda a espécie, pataniscas de bacalhau e outras vitualhas), o artesanato urbano, a animação infantil e os discos e livros em 2ª mão. A oferta estende-se a espaços de maior penumbra.
Na sala de exposições, duas mostras colectivas: Tenho visto carteiristas, que permite lançar um olhar furtivo sobre o trabalho de mais de duas dezenas de ilustradores nacionais; e All Girlzine, a afirmação de um lobby no universo da banda desenhada portuguesa.
A Feira Laica é uma iniciativa que resulta do trabalho de uma associação informal de artistas e novos artesãos interessada na organização de eventos onde se possa apresentar e vender trabalhos a preços justos. A organização privilegia artistas gráficos e publicações independentes, incluindo sempre na estrutura da Feira uma exposição e venda de originais. A feira serve como espaço de encontro entre os criadores e o público, numa lógica que permita a aquisição de bens culturais e criações artísticas ou artesanais, sem a existência de intermediários.
Feira de Fanzines e Edição Independente:
Estarão representadas na feira as seguintes entidades: Publicações: Associação Chili Com Carne, MMMNNNRRRG, Imprensa Canalha, Opuntia Books, El Pep, zine Gatafunho, colectivo A Mula, Dr. Makete, Geraldes Lino, Succedâneo, zine Aqui no canto, Bíblia, colectivo Extratus, All Girl-zine, jornal Coice de Mula, revista HL Comix, atelier Toupeira / Bedeteca de Beja, revistas Blazt e Sketchbook, Atelier Mike Goes West, BdJornal, Conflito Estético, Edite, revista Cânhamo e Entulho Informativo. Edições estrangeiras: L’employé du Moi (Be), Les Requins Marteux (Fr), Mosquito (Fr), Ego Comme X (Fr), Glömp (Fi) e Media Vaca (Es). Música: Thisco, Variz, Base, Filipe Leote, Lowfly, Rastilho, Méchanosphère, Some Farwest Noizes, You are not stealing Records, Let’s go to War, Bor Land, Matarroa, Soopa e Cãoceito.
Lançamentos:
Publicações (zines, revistas):
All Girlzine #2 (Daniel Maia)
Animalia (Opuntia Books) de Frederico (4 anos)
Aquinocantinho, de João Rubim
BdJornal #13 (Pedranocharco)
Belo Cadáver (Imprensa Canalha)
Edite #2 (Edite)
Family Portraits (Opuntia Books), de André Lemos
Gatafunho #3
Sketchbook #3 (AJ-COI)
Discos:
Shape your shade [Cinetiks (Fr) + Celestial Dragon (Hk) + Thisco (Pt)] de Spies under Von Magnet influence
Outros:
Serigrafias de André Lemos e Edgar Raposo, série “Comércio tradicional” do Atelier Mike Goes West
Feira de Artesanato Urbano:
Estarão representadas na feira as seguintes entidades: Mil e Uma Coisas, Luísa Baptista, Patrícia Raposo, Teresa Mealha, Amores de Tóquio, Fio-me, colectivo Unika, Morgy, Dina Piçarra, Liliana Maia, colectivo Colectivo e Ana Menezes.
Animação infantil
No jardim da Bedeteca: jogos tradicionais (16h), corrida de sacos (17h30), teatro de marionetas (19h).
Samizdata Club @ Feira Laica IV
O Samizdata Club é um espaço ultracultural de confronto e experimentação artística e social incentivado por um colectivo de editoras discográficas, bd, produtores musicais, djs, vjs, designers que decidiram dar resposta a lacunas existentes no panorama artístico nacional através de sinergias e parcerias, de forma a criar uma efectiva rede de disseminação de informação por canais alternativos. Os live-acts a apresentar neste evento, no auditório da Bedeteca, são: Urb, Beeper e Katsumoto.
+ info: www.samizdataclub.blogspot.com
Co-organização:
Bedeteca de Lisboa e Feira Laica
+ info & contactos:
www.bedeteca.com

No comments: